sexta-feira, 25 de maio de 2018

PROJETO: CAXIAS DO SUL: LUGARES DE MEMÓRIA E CONEXÕES POSSÍVEIS


Construir espaços de memória dentro das escolas, com a participação dos estudantes.    está sendo possível através do projeto "Caxias do Sul: Lugares de Memória e Conexões Possíveis".
Nossa escola inscreveu-se em março deste ano através do projeto do Professor Dinarte.



Nossa escola,  EMEF Professora Marianinha Queiroz é uma das escolas mais antigas da rede municipal. Fundada na década de 60, possui uma conexão muito forte com a região que está localizada. Os entornos da escola são habitados por muitos alunos e ex-alunos, que construíram e constroem uma rede de memórias sobre o território. O loteamento é fruto de uma antiga invasão realizada pelos primeiros moradores no terreno que pertencia à escola na década de 80. A construção de um espaço de memória, através da coleta de fontes históricas materiais e imateriais, que dialogue com os diferentes atores dessa trama, poder público, novos e antigos moradores, a escola em si, agentes que constituem uma complexa teia de acontecimentos e experiências, é o objetivo principal do projeto. 
Também foi realizado a  construção de uma maquete da Escola e da comunidade em seu entorno, o Loteamento Marianinha Queiroz, através do reconhecimento da geografia local, bastante acidentada, a sua transformação ao longo da história, de modo que se conecte ao conhecimento proposto pelo componente curricular de Geografia. A maquete é como uma representação física dessa memória, já que reproduz o território, e junto com ele, a conexão de todos os agentes envolvidos na construção dele, logo, com suas memórias.
O primeiro passo foi a de coleta de dados e documentos que possibilitaram a elaboração de uma narrativa da história da comunidade escolar. Fotos, documentos, objetos, relatos, pessoas, foram elencados em um inventário que permite a visualização dessa construção, em sua perspectiva histórica.
A elaboração da maquete, foi feita com ajuda de mapas topográficos e fotos de satélite, disponíveis em meios online ou físico. A construção da maquete contou com a ajuda de turmas dos sétimos e nonos anos da escola, e da turma de aceleração, a turma referência do projeto, com apoio de alguns estudantes de outras turmas. A maquete contará com 107 edificações, presentes no loteamento Marianinha Queiroz. A única edificação que buscará ser reproduzida com fidelidade será a da escola. Todas as outras servirão como referência para a ocupação do espaço.
Com os documentos e fontes disponíveis, foi feita uma triagem, focando elementos mais significativos. Foi agendado uma visita ao Instituto Hércules Galó, de modo a receber orientações sobre o tratamento das fontes, e os devidos encaminhamentos para elaboração de um ambiente de exposição, além de formação para os estudantes mediadores, na parte de comunicação com o público-alvo. O projeto iniciou no dia 09 de março e finalizou no dia 19 de maio.
Professor Dinarte Paz

Fotos da Exposição no Instituto Hércules Gallo:











Nenhum comentário:

Postar um comentário

RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.