Construir espaços de memória dentro das escolas, com a
participação dos estudantes.
está sendo possível através do projeto "Caxias do Sul: Lugares de Memória e Conexões Possíveis".
Nossa escola inscreveu-se em março deste ano através do projeto do Professor Dinarte.
Nossa escola inscreveu-se em março deste ano através do projeto do Professor Dinarte.
Nossa escola, EMEF Professora Marianinha Queiroz é uma das escolas mais antigas
da rede municipal. Fundada na década de 60, possui uma conexão
muito forte com a região que está localizada. Os entornos da escola
são habitados por muitos alunos e ex-alunos, que construíram e
constroem uma rede de memórias sobre o território. O loteamento é
fruto de uma antiga invasão realizada pelos primeiros moradores no
terreno que pertencia à escola na década de 80. A construção de um espaço de
memória, através da coleta de fontes históricas materiais e imateriais, que dialogue com os diferentes atores dessa trama, poder
público, novos e antigos moradores, a escola em si, agentes que
constituem uma complexa teia de acontecimentos e experiências, é o
objetivo principal do projeto.
Também foi realizado a construção de uma maquete da Escola e da comunidade em seu entorno, o Loteamento Marianinha Queiroz, através do reconhecimento da geografia local, bastante acidentada, a sua transformação ao longo da história, de modo que se conecte ao conhecimento proposto pelo componente curricular de Geografia. A maquete é como uma representação física dessa memória, já que reproduz o território, e junto com ele, a conexão de todos os agentes envolvidos na construção dele, logo, com suas memórias.
Também foi realizado a construção de uma maquete da Escola e da comunidade em seu entorno, o Loteamento Marianinha Queiroz, através do reconhecimento da geografia local, bastante acidentada, a sua transformação ao longo da história, de modo que se conecte ao conhecimento proposto pelo componente curricular de Geografia. A maquete é como uma representação física dessa memória, já que reproduz o território, e junto com ele, a conexão de todos os agentes envolvidos na construção dele, logo, com suas memórias.
O primeiro passo foi a de coleta de dados e
documentos que possibilitaram a elaboração de uma narrativa da
história da comunidade escolar. Fotos, documentos, objetos, relatos,
pessoas, foram elencados em um inventário que permite a
visualização dessa construção, em sua perspectiva histórica.
A elaboração da maquete, foi feita com ajuda de
mapas topográficos e fotos de satélite, disponíveis em meios
online ou físico. A construção da maquete contou com a ajuda de
turmas dos sétimos e nonos anos da escola, e da turma de aceleração,
a turma referência do projeto, com apoio de alguns
estudantes de outras turmas. A maquete contará com 107 edificações,
presentes no loteamento Marianinha Queiroz. A única edificação
que buscará ser reproduzida com fidelidade será a da escola. Todas
as outras servirão como referência para a ocupação do espaço.
Com os documentos e fontes disponíveis, foi feita uma triagem,
focando elementos mais significativos. Foi agendado uma visita ao
Instituto Hércules Galó, de modo a receber orientações sobre o
tratamento das fontes, e os devidos encaminhamentos para elaboração
de um ambiente de exposição, além de formação para os estudantes
mediadores, na parte de comunicação com o público-alvo. O projeto iniciou no dia 09 de março e finalizou no dia 19 de maio.
Professor Dinarte Paz
Nenhum comentário:
Postar um comentário