segunda-feira, 21 de maio de 2018

MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS VAI À ESCOLA - 9º ano B

PROJETO O MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS VAI À ESCOLA
Museu de Ciências Naturais

AQUARIUM UCS CONHECER PARA PRESERVAR

Turma 9º ano B
Professora acompanhante : Vera Medeiros  
Data: 15 de maio de 2018 
Tema: Terrário
   


Dia 15 de maio no turno da manhã, foi a vez dos estudantes do 9º ano B. Passamos a  manhã no museu e aquário da UCS. Iniciamos na oficina de terrário. O que é um terrário?

O engenheiro ambiental Gerson explica o que é um terrário

Pode-se estudar vários ciclos observando um terrário

 Cada estudante levou um vidro, que foi esterilizado com álcool e depois recebeu as camadas de pedras, carvão e terra.


Pequenas plantas foram usadas para finalizar

Água, o último elemento do terrário antes de fechá-lo

Estudantes com seus terrários prontos para levar para casa.

Terrário
O terrário simula o ambiente natural, em micro escala, com solo, água, ar, luz e seres vivos. Fechado pode durar vários anos. O engenheiro ambiental Gerson e o biólogo Fábio  orientaram a elaboração de um terrário.
 Cada estudante trouxe um vidro com tampa, que foi esterilizado com álcool. Foram colocados ingredientes em camadas,  cascalho, carvão ativado e terra, após foi decorado com musgos, pedras e outras plantinhas. No final foi adicionado um pouco de água e após fechado. Nesse ecossistema em miniatura  ocorre vários ciclos, como o ciclo da água, a condensação da água  evapora e volta para o micro ambiente; a ação de decompositores, como os fungos e bactérias que fazem a reciclagem dos nutrientes no ambiente. Também pode ser notado o ciclo do carbono, onde as plantas, na decomposição orgânica,  na fotossíntese  consomem a glicose durante o processo de respiração, emitindo  CO2, renovando o carbono no ambiente.
Esse micro ambiente pode durar muitos anos, não necessitando renovar a água.

Curiosidades: Como surgiu o terrário?
Isso foi há 150 anos, quando o  médico inglês Nathaniel Ward  colocou algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Então ele percebeu o crescimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que não morriam, apesar o ambiente estar fechado e não ter cuidados. A partir deste acaso, a manutenção de espécies em recipientes fechados popularizou-se.

O biólogo Fábio levou os estudantes a conheceram a parte da zoologia, puderam observar uma aranha armadeira.

AQUARIUM

No aquário foram recebidos e guiados pela coordenadora Janete Maria Scopel.


Aquário de água salgada, espécies como o peixe palhaço, yellow tang, fox face, donzela, anêmonas e corais.


Aquário de água doce, onde se encontra o maior peixe do aquário, a PIRARARA, quando chegou no aquário não conhecia bem as "regras", e por ser carnívora, alimentou-se de alguns "colegas" peixes menores, mas atualmente  convive bem com todos, pois é alimentada com lascas de carne crua diariamente! -  nos informa Janete.


O lixo nos Oceanos

Um dos problemas mais sérios enfrentados no mar é o microplástico, POPs, pedacinhos de até 5mm de plástico que acabam no estômago de plânctons e pequenos peixes, que se proliferam quando comidos por peixes maiores e no final no estômago humano quando nos alimentamos de peixes. Está havendo muito estudo sobre isso, mas os principais problemas  no ser humano são disfunções hormonais, imunológicas neurológicas e reprodutivas.

Material fornecido pelo Projeto TAMAR:

Tartaruga  presa em um anel de plástico que alguém havia descartado inadequadamente no mar ficando com o casco deformado, impedindo sua mobilidade e facilitando o ataque de predadores.

Fotos e resíduos plásticos encontrado no aparelho digestivo de aves e peixes.


 Museu de Ciências Naturais

Após visitaram o  visitaram o Museu de Ciências Naturais onde conheceram os principais biomas da nossa região: Campo,  Mata de Araucária, Litoral, Mata Atlântica, e  através dos dioramas com animais taxidermizados e vegetação representativa. 

O biólogo Fábio guiou os estudantes no Museu de Ciências Naturais, explicando os principais biomas do RS e a importância de preservá-los.



 As características dos animais, como cor, tamanho e forma do bico e das pernas atendem a sua adaptação a cada bioma.



 

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RELEITURA 1º B

Releitura do livro "Menina Bonita do Laço de Fita" (Ana Maria Machado) feita pelos estudantes da turma 1º B.